The Last Shadow Puppets e o fator Scott Walker

The Age of Understatement é inspirado nas composições sensacionais de Scott Walker com uma sonoridade mais ácida pesando para o lado de David Bowie. Alex Turner (Arctic Monkeys) e Miles Kane (The Rascals )começaram a compor várias canções nos bastidores da turnê que as duas bandas fizeram juntas em 2007 e, satisfeitos com os resultados da brincadeira, resolveram ir à Franca e gravar essas pequenas composições. Para dar um ar mais clássico nas faixas previamente baseadas em violão e voz, foi contratada a Orquestra Metropolitana de Londres (é aqui que entra toda a influencia dos discos do Scott Walker) que foi decisiva em transformar este disco em um pequeno tesouro.

 The Last Shadow Puppets é um projeto bem mais ambicioso que as bandas principais dos dois músicos. Com muita qualidade, essas 12 canções conseguem revitalizar a sonoridade exuberante do “pop” sinfônico que Scott Walker fez em seus primeiros 4 discos. Já na primeira faixa fica claro que, ao trazer a Orquestra Metropolitana de Londres, conseguiram conquistar aquela musicalidade solta e artística do Reino Unido no final dos anos 60. É como ouvir um disco daquele período com um grande update: as vozes de Turner e Kane. Não são suaves e elaboradas como as de David Bowie e Scott Walker, são despretensiosas, harmoniosas e até um pouco infantil, o que separa o disco de algo cafona. Turner e Kane mantêm suas vozes um pouco mais recatadas em comparação com suas bandas originais, o que faz a dupla parecerem irmãos.

Cada vez que o drama das letras ameaça a se tornar algo muito monótono a dupla muda o tom do álbum com composições mais pesadas como “I Don’t Like You Anymore” que lembra bem o timbre mais rígido do Arctic Monkeys. Apesar de toda seriedade em cada aspecto do projeto, existe uma leveza distinta: as músicas são curtas o suficiente para não se cansar delas, mas são artísticas e satisfatórias o bastante para se tornar parte da sua coleção de discos que você, em um momento ou outro, sempre vai tirar da prateleira para ouvir.

Kane & Turner

 Para um disco gravado em duas semanas que é praticamente uma brincadeira e homenagem aos seus ídolos dos anos 60, The Last Shadow Puppets é uma conquista para se tirar o chapéu, uma reencarnação de uma linguagem musical atualmente arcaica. Existem rumores de que Noel Gallagher e Paul Weller estão gravando um disco juntos e uma coisa é certa: Os dois vão ter que trabalhar muito bem nas composições e arranjos dessa suposta parceria para chegar perto de The Age Of Understatement.

Anúncios
Esse post foi publicado em Música, Music, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s